O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) promoveu nesta semana um encontro de especialistas que discutiram a expansão do projeto Corredores Ecológicos do Brasil O projeto visa dar proteção integral à biodiversidade brasileira.

De acordo com dados do Ibama, dos 15 corredores ecológicos, metade está em fase de implementação pelo Ministério do Meio Ambiente. Eles conectam 247 unidades de conservação.

O Ibama estuda implantar o maior patrimônio genético e natural do mundo, promover o uso sustentável dos recursos naturais através de Planos de Manejo e dar chances de sobrevivência e de reprodução às diferentes espécies da fauna e da flora. Para isso, está interligando as unidades de conservação de todos os ecossistemas formando grandes corredores ecológicos que servem de trânsito seguro para a recolonização dos animais e a recomposição das áreas degradadas.

O projeto Corredores Ecológicos do Brasil, iniciado em 1993, tem como objetivo garantir a melhoria da qualidade genética dos animais silvestres, contribuindo para a preservação de espécies da flora e da fauna em risco de extinção em mais de 3 milhões de quilômetros quadrados de 24 estados das regiões norte, nordeste, sudeste, sul e centro-oeste.