Na quarta-feira (28/11), em Brasília, tomou posse o Comitê Gestor do Fundo Verde Amarelo, que vai investir ainda neste ano cerca de R$ 60 milhões em projetos voltados para a interação universidade-empresa. Este é um dos 12 Fundos Setoriais instituídos pelo governo federal a partir de 1999.

"Na verdade, são 10 fundos setoriais, como os de petróleo e energia, e dois horizontais, como o verde amarelo", enumera Carlos Américo Pacheco, secretário-executivo do MCT e presidente FVA. Seu objetivo é aumentar a capacitação e a competitividade das empresas brasileiras, num processo de articulação constante com a Universidade.

"Superar as barreiras que, ainda hoje, separam universidade e empresa é, de fato, o principal desafio para a constituição de um sistema de inovação capaz de sustentar o desenvolvimento econômico e social no contexto da sociedade do conhecimento", diz o documento básico discutido na reunião que empossou o Comitê Gestor do Fundo.

Os projetos estarão sob o crivo de um Comitê que é constituído por representantes do MCT, Ministério do Desenvolvimento, BNDES, Finep, CNPq e representantes da comunidade científica e do setor privado.