O estudo da bacia hidrográfica do manancial do Alagados, na região dos Campos Gerais (PR), está em fase de análise do relatório aerofotogramétrico.

O estudo é financiado pela Copel, Sanepar e América Latina Logística (ALL). Os trabalhos de campo terão apoio do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), que cederá veículos, barco a motor, GPS geodésico e GPS topográfico.

A equipe inicia as visitas de campo no próximo dia 6, prosseguindo nos dias 13 e 19 de dezembro e em janeiro. As fotos aéreas foram entregues ao Nucleam (Núcleo de Estudos em Meio Ambiente) da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Para retratar a área em estudo, que compreende aproximadamente 400 quilômetros quadrados, foram necessárias mais de 20 pranchas com imagens fotogramétricas.

A área começa nas nascentes dos rios Jotuba e Pitangui, que deságuam na represa, o que compreende toda a área de preservação ambiental. Já é possível notar que a agricultura mecanizada está presente nas áreas mais planas e que não se encontra nos terrenos de relevo irregular.

O trabalho também revelou onde há floresta natural e reflorestamento. A pesquisa vai resultar num diagnóstico da bacia hidrográfica do manancial e o produto final será disponibilizado à comunidade em cd-rom.