De acordo com a Divisão de Sensoriamento Remoto do Inpe, a conscientização dos agricultores e o baixo custo do serviço está abrindo um novo horizonte para a utilização das imagens de satélites. Uma imagem com cobertura de 36 mil quilômetros quadrados sai por menos de R$ 1 mil, um valor irrisório para os benefícios que este tipo de imagem pode trazer para a agricultura brasileira.

O setor está começando a descobrir a importância das imagens geradas por satélites como um instrumento rápido e objetivo para o acompanhamento e avaliação de grandes culturas. A demanda por imagens para fins agrícolas tanto na previsão de safra como na identificação de culturas, vem crescendo consideravelmente e gerando importantes ganhos de produtividade.

A criação do Fundo Setorial de Agronegócios, cujo Projeto de Lei está tramitando no Congresso Nacional, promete incrementar ainda mais este tipo de serviço em diversas áreas onde o controle do conhecimento e a geração de tecnologias são crucias para o seu pleno desenvolvimento.

Segundo o Inpe, o crescimento da demanda vem incentivando a criação de várias empresas de comercialização e processamento de imagens. O crescimento vem provocando reflexos no mercado de trabalho, que não oferece a quantidade necessária de profissionais capacitados para a interpretação das imagens de satélites de acordo com o tipo de aplicação solicitada pelo usuário final.