Uma vez lançada do avião, a JDAM, equipada com um GPS, procura as coordenadas marcadas, que podem ser programadas no avião, antes da decolagem, ou manualmente modificadas pela tripulação. A bomba do tipo Joint Direct Attack Munitions (JDAM, Munição de Ataque Direto e Conjunto), é considerada uma arma moderna.

Foi desenvolvida depois da Guerra do Golfo (1991), para atingir alvos com precisão, mesmo que, como neste caso, no lugar errado. Na quarta-feira (5/11), apesar de toda a tecnologia, três soldados americanos e cinco afegãos antitalibãs morreram depois que uma "bomba inteligente" dos Estados Unidos, de 900 quilos, explodiu sobre o grupo ao norte de Kandahar após ser lançada de um B-52, informou o Pentágono.

Outros 19 americanos e um número indefinido de afegãos ficaram gravemente feridos no acidente. Segundo os EUA, o recém-escolhido chefe do futuro governo interino do Afeganistão, Hamid Karzai, estava no local da explosão e foi levemente atingido. Foi o segundo erro deste tipo, com o mesmo armamento, cometido pela aviação militar dos EUA no Afeganistão.

O primeiro com mortes. Não se sabe o que causou o erro e o Pentágono disse que já está investigando o caso.