Ao que tudo indica, finalmente em 2002 será criada a Associação Brasileira de Usuários e Produtores de Geoinformação. Com nome ainda provisório, terá apoio da GITA, sigla de Geoespatial Information Technology Association (www.gita.org), instituição americana que há mais de 18 anos reúne profissionais, grandes empresas privadas e públicas do setor em todo o mundo.

A idéia é criar uma associação que possa ser o fórum de discussão oficial do setor, desenvolvendo o mercado através de projetos de divulgação das geotecnologias, e promovendo eventos, seminários, publicações, reuniões e pesquisas de mercado. Além de possibilitar que reivindicações comuns possam ser, após discutidas em fóruns adequados, encaminhadas para instituições competentes.

A GITA tem ampla atuação em todos os estados americanos, assim como em vários países. Flavio Yuaça (flavioyuaca@yahoo.com), da COMDATA de Goiânia; Roberto Falco (rmfalco@sisgraph.com.br), da Sisgraph; Geovane Magalhães (geovane@cpqd.com.br), do CPqD; Enaldo Montanha (emontanha@ctgeo.com.br), do CTGEO/UNILINS; e Emerson Zanon Granemann (emerson@infogeo.com.br), da Espaço GEO, estão buscando propagar a necessidade da sua criação e, também, as vantagens que esta associação teria em nascer como afiliada da GITA.

Afinal, deve-se aproveitar o modelo de gestão já existente, que tem funcionado com grande sucesso. O desafio agora é adaptá-lo à nossa realidade.

Quem desejar participar com sugestões, pode entrar em contato direto com um dos profissionais acima, ou entrar na Lista de Discussão ou no Fórum de Debates do Portal MundoGEO, onde estará sendo registrada a evolução desta discussão.

De acordo com o cronograma de Enaldo Montanha, Coordenador Provisório, a associação deverá estar formalmente criada em março de 2002. Até que a nova associação seja auto-sustentável, a estrutura do CTGEO em Lins prestará o apoio operacional necessário.