O engenheiro agrimensor Régis Fernandes Bueno, em entrevista ao Portal MundoGEO, falou sobre a mudança no referencial geodésico brasileiro, destacando a ampla discussão que envolve esta alteração. Mestre em Engenharia, sendo professor da UNIP e diretor da Geovector Engenharia Geomática, Régis não deixou de frisar os impactos para o usuário e os custos desta mudança.

"A mudança de Datum deve ocorrer face às exigências decorrentes da evolução tecnológica e do aumento considerável do uso de coordenadas geodésicas, por assim dizer. Adotando um referencial com características adequadas atingiremos melhor performance no uso destas tecnologias, como por exemplo menor tempo de processamento, ou melhor, comunicação entre os dados que têm a posição como um elo comum", afirmou.

Segundo ele, a discussão com a comunidade está sendo feita há pelo menos dois anos e deverá continuar. "Cabe a todos nós pesquisadores, produtores e usuários do SGB ampliarmos esse debate, ampliando a informação e a conscientização da necessidade dessa mudança", enfatizou Régis.

Confira as opiniões de Régis Fernandes Bueno na seção Entrevistas do Portal MundoGEO.