O Ministério do Meio Ambiente anunciou o início da regularização fundiária do Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA). Também foi anunciada a contratação dos trabalhos de elaboração do Plano de Manejo, que, entre outras ações, vai possibilitar o mapeamento das áreas do parque que poderão ser visitadas. De acordo com o Ministério, o Plano de Manejo será elaborado de forma participativa, preferencialmente por instituições de pesquisas regionais.

O levantamento fundiário, contratado via licitação com a Universidade Federal de Lavras (MG), já foi concluído e deverá ser analisado pelo Conselho de Gestão. Para indenizar nos próximos dois anos as famílias que possuem terras na área do parque, serão empregados recursos provenientes do Ibama e de créditos de compensação ambiental dos empreendedores TSN S.A., uma linha de transmissão que liga a Serra da Mesa (GO) até Governador Mangabeira (BA).

Segundo o Ministério, as indenizações serão efetivadas de maneira justa, tanto no preço a ser pago como na forma e no tempo de desocupação. Até agora, o parque existia mais no papel, sofrendo por causa das ocupações ilegais e pela falta de um Plano de Manejo.