O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, apresentou o sistema de rastreamento de bovinos com tecnologia desenvolvida pela Embrapa Gado de Corte. A fazenda Pecuária Seletica Beka, de propriedade do deputado federal do Paraná Abelardo Lupion, teve os primeiros animais de rebanho particular monitorados com o chip eletrônico da Empresa Brasileira de Agropecuária.

Para demonstrar o funcionamento da identificação eletrônica de bovinos, o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Pedro Paulo Pires, instalou o chip eletrônico nas primeiras 45 vacas do programa de melhoramento da Pecuária Seletiva Beka, que possui cerca de 800 cabeças, o que significa o pontapé inicial no rastreamento eletrônico dos seus animais, com o identificador da Embrapa.

A Beka deverá monitorar eletronicamente todo o seu rebanho. O transponder foi depositado no rúmen dos animais. Além da leitura do número do chip e identificação em si do gado, os técnicos da Embrapa e da parceira na área de informática demonstrarão o uso do "teclado do peão" e do software no gerenciamento eletrônico das informações.

"O programa da Embrapa é completo", informa Pires. Do "nascimento ao prato", ele permite o rastreamento da vida inteira do animal. Tanto dos destinados à produção de carne, quanto dos animais selecionados para a produção de matrizes e reprodutores.