Neste mês o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) inicia a construção do Miniobservatório Astronômico, que integrará uma rede voltada ao projeto "Educação em Ciências com Observatórios Virtuais".

Quatro instituições já contam com seus telescópios: o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, que coordena o projeto, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O Inpe e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte irão construir seus observatórios e, a partir do ano que vem, todos deverão operar em conjunto podendo ser acessados remotamente pelos estudantes das sete escolas (públicas e privadas) que integram o projeto em sua fase piloto.

A Escola MOPPE, de São José dos Campos, participa desta etapa em parceria com o Inpe. Também estarão acessíveis os telescópios robóticos do programa Telescopes in Education (TIE), patrocinado pela Nasa, situados nos Estados Unidos, Japão e Austrália.

O Miniobservatório Astronômico do Inpe terá uma área de 50 m², um telescópio Celestron de 11 polegadas, uma câmara CCD (Charge Coupled Device), espectrógrafo e um computador, além de um auditório para 20 pessoas com datashow.

O projeto está sendo financiado pela Fundação Vitae em R$ 406 mil, aproximadamente, dos quais R$ 33 mil destinados à equipe do Inpe.