Um projeto que prevê a conexão das polícias Civil e Militar a satélites foi apresentado na Câmara Federal no final de 2001.

A proposta é de que, em seis meses, os equipamentos da polícia contariam com terminais de computador e seriam rastreados via satélite. Campinas seria a primeira cidade paulista a implantar e testar este sistema. As informações seriam acessíveis dos gabinetes dos comandos policiais, do secretário de Segurança e do governador.

O trabalho de monitoramento seria apoiado por uma equipe da Embrapa Monitoramento por Satélite, com parcerias estaduais e municipais. "Acreditamos que o projeto possibilitará a otimização do trabalho das polícias, que terão uma visão perfeita da cidade", afirma Ademar Ribeiro Romeiro, da Embrapa Monitoramento por Satélite. Polícias Civil e Militar teriam um banco de dados com estatísticas gerais sobre criminalidade e regiões da cidade mais problemáticas.

As próximas localidades a receberem o projeto seriam São José dos Campos e a Baixada Santista, também no Estado de São Paulo.