Brasil e Ucrânia vão assinar Acordo de Salvaguardas Tecnológicas para a participação ucraniana em lançamentos comerciais a partir da base de Alcântara, no Maranhão.

O acordo será formalizado durante a visita do presidente Fernando Henrique Cardoso a Kiev, capital ucraniana, nos próximos dias 16 e 17. Pelo artigo I, o acordo "tem como objetivo evitar o acesso não autorizado de tecnologias relacionadas com o lançamento de veículos de lançamento ucranianos, de espaçonaves, por meio de veículos de lançamentos espaciais ou veículos de lançamento, e cargas úteis por meio de veículos de lançamento a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, e a transferência não autorizada dessas tecnologias".

Este acordo é similar àquele firmado entre Brasil e EUA, em abril do ano passado, tendo em vista o uso do Centro de Alcântara para lançamentos comerciais a serem contratados por empresas norte-americanas. Firmas ucranianas tem revelado sério interesse em compor com o Brasil um consórcio para venda de serviços de lançamentos comerciais a partir de Alcântara, em que seriam utilizados os foguetes Cyclone (ex-mísseis intercontinentais da Ucrânia).

A idéia deste consórcio é oferecer ao mercado internacional uma alternativa competitiva e segura para lançamentos comerciais.