O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, afirma que o primeiro ano de existência da Agência Nacional de Águas (ANA) foi altamente positivo. Entre os programas que já estão sendo desenvolvidos pela ANA, destacam-se o de despoluição de bacias hidrográficas e o de combate à desertificação. Segundo o ministro, a gestão dos recursos hídricos está tomando uma nova importância no país.

"A criação da ANA é um marco para a gestão ambiental do Brasil. E é um marco do qual me orgulho, pois me empenhei muito para que ela fosse criada", afirmou o ministro durante a cerimônia de comemoração do primeiro aniversário da Agência, no mês passado. Durante a cerimônia, a ANA e o Ibama assinaram convênio de cooperação para um programa de fiscalização dos rios. Pelo convênio, a Agência contará com a estrutura do Ibama para um trabalho conjunto de fiscalização e verificação de denúncias sobre o uso incorreto dos rios.

"Isto mostra o perfeito entrosamento dos órgãos encarregados de gerenciar o meio ambiente no país. Enquanto a ANA implanta as políticas estruturantes, o Ibama entra com sua grande experiência em fiscalização para auxiliar na consolidação destes mecanismos", disse o ministro.