Um programa especial de computador ajudará a polícia a controlar a ação de criminosos nas 600 favelas do Rio de Janeiro. Todos os batalhões da Polícia Militar vão ser equipados com o programa, que fará o cruzamento de mapas e fotos aéreas das regiões que apresentam os maiores índices de violência.

Um convênio assinado entre a secretaria de Segurança Pública e a Fundação Centro de Informações de Dados (Cide), da secretaria estadual de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo, permitirá o cruzamento de dados. As fotos serão cedidas pela secretaria, e os mapas pela fundação.

Os dados serão disponibilizados em cd-roms, que serão usados pelo Serviço Reservado – responsável pelo planejamento de operações – de cada batalhão. O programa permite que cada nova informação seja inserida e mais fotos das áreas investigadas acrescidas para auxiliar no planejamento das incursões.

Além do geoprocessamento e fotointeligência, os batalhões receberão ainda, em tempo real, informações sobre crimes que estão ocorrendo em suas áreas. Esses dados serão fornecidos pelo serviço de atendimento do 190 – telefone de emergência da PM.