A mina de Carajás, da Companhia Vale do Rio Doce, é a primeira do Brasil a utilizar um sistema integrado de gestão das operações utilizando tecnologia GPS de Alta Precisão em boa parte de seus equipamentos móveis estratégicos.

O projeto foi executado pela Modular Mining Systems Inc. (MMS), que já é parceira da Vale, em Carajás, há mais de sete anos com o sistema de gestão integrada DISPATCH.

O sistema, denominado Intellimine®, adicionou tecnologia GPS de alta precisão à frota de escavadeiras, tratores de esteira e em uma das novas perfuratrizes da mina. Nas escavadeiras, o sistema permite um controle de nível dos bancos mais preciso, pelo operador da máquina, através do uso de painel gráfico "touch-screen" instalado a bordo.

O painel mostra, a cada momento, a diferença entre o nível real da máquina e aquele planejado, reduzindo problemas com drenagem, horas de parada de produção para acerto de praça, bem como redução nas horas de utilização dos tratores necessários ao acerto do nível.

A posição exata de cada caçambada é enviada em tempo-real para o centro de controle, sendo guardada em bases de dados e enviada ao planejamento. Como o novo sistema é integrado ao sistema DISPATCH®, o planejamento saberá exatamente quantas toneladas foram retiradas de cada bloco e poderá fazer uso do módulo de qualidade do sistema.

Finalmente, o sistema possui interface com a topografia, passando todos os pontos de retirada de material e linhas de avanço das máquinas, tornando a atualização topográfica mais precisa com a utilização de menos recursos.