Em 289 páginas, o livro Litoral do Brasil tem 193 magníficas imagens colhidas por 48 fotógrafos, textos em português e inglês, além de 60 reproduções de satélite dos oito mil quilômetros de litoral brasileiro.

A obra é assinada pelo geógrafo paulista Aziz Ab"Sáber, 77 anos, que este ano ganhou o prêmio em Ciências e Meio Ambiente da Unesco, pelos mais de 300 trabalhos publicados sobre a geografia brasileira.

O autor dá explicações sobre o surgimento de paisagens como a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro; a partir de imagens de satélite, o geógrafo descobriu vestígios da presença de um segundo rio que passava entre o Pão de Açúcar e os pontões de Niterói.

O litoral brasileiro foi dividido em seis grupos.

O primeiro compreende as praias do nordeste maranhense ao Rio Grande do Norte. Em seguida, vêm as praias com enseadas rasas que se estendem até o litoral de Maceió, com trechos florestados, clima quente e chuvas de inverno. Descendo no mapa, em direção ao Sul, surgem as praias com trechos longos de areia e campos de dunas. Depois, a costa do descobrimento, na Bahia, Espírito Santo e litoral fluminense.

O ambiente tropical úmido do Sudeste proporciona a formação de baías e restingas, que reúnem as escarpas com florestas da serra do Mar até o litoral catarinense, onde a brisa aplaca o calor. Por fim, estão as praias do litoral gaúcho, com inverno rigoroso.