O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, anunciou na semana passada a implantação do Plano de Modernização e Reestruturação Regimental do Ibama, com a aprovação da carreira de Especialista em Meio Ambiente na área federal e a realização de concurso público para o preenchimento de 2.650 vagas de nível superior.

Essas vagas serão para os cargos de analista, gestor e técnico ambiental. "Uma das grandes lacunas era a nossa pouca capacidade operacional, decorrente da insuficiência de recursos humanos. Isso originou a aprovação do projeto de lei, instituindo a carreira de Especialista em Meio Ambiente, com profissionais especializados na formulação de políticas públicas de meio ambiente", destacou José Carlos.

"Isto vai fortalecer as ações do Ibama, especialmente nas regiões mais carentes, como o Norte, Nordeste e o Centro-Oeste", prosseguiu. Das 2.650 vagas, 2.000 serão reservadas ao Ibama para os setores de fiscalização, licenciamento, controle, monitoramento ambiental e gestão de áreas protegidas, como os parques nacionais, 300 para o MMA e 350 para a Agência Nacional de Águas (ANA).

A expectativa é que o edital e o programa do concurso sejam publicados até fevereiro e as provas realizadas em junho.