Dos 120 palestrantes e debatedores convidados a participar do Congresso GEOBrasil 2002,18 são de outros países. Segundo o coordenador do congresso, Emerson Zanon Granemann, estes profissionais estão sendo convidados para apresentar novidades tecnológicas e as visões estratégicas de suas empresas. Do Canadá virá Wayne Szameitat, da Optech, que falará sobre o sistema de mapeamento LIDAR.

Da Holanda, representando a GITA, John Leeumenburg trará um panorama atual da tecnologia de GIS Mobile. Cesar Lanatta, gerente para a América Latina da Leica, comentará o uso de GPS na automatização de máquinas para movimentos de terras.

A LH-Systems enviará Guillermo Gallo para apresentar as recentes experiências no uso de sensores digitais aerotransportados. John Lee, diretor de distribuição da empresa Digital Globe, comentará as principais características das imagens do recém lançado satélite de alta resolução Quik Bird. As influências do recente mercado de LBS (serviços baseados em localização) no setor de Geoinformação serão abordadas por Michael Gerling, da GDT, e Majdi Zahran, da empresa Intelliwhere, parceira internacional da Intergraph.

Também dos Estados Unidos virá o presidente atual da GITA, entidade internacional que apóia o GEOBrasil, David Disera, para falar sobre interoperabilidade, e Robert Samborski, diretor executivo da instituição, que comentará os números mundiais do mercado de Geoinformação. A Trimble enviará seu vice-presidente da área de mapeamento e agricultura de precisão, Alan Townsend, e de Israel virá Aron Szapiro, para abordar o início no Brasil da distribuição do satélite de alta resolução Eros.

A utilização do GIS em CRM será colocada pelo representante da empresa Mapinfo, Ricardo Sahagun. Ainda, Ismael Columina, do Instituto de Geomática de Barcelona, falará sobre o sistema de posicionamento orbital Galileo, e o professor Jürgen Philips mostrará a importância do Cadastro Técnico Municipal, citando as experiências na Alemanha neste setor.

Ainda dependem de confirmação os nomes dos executivos das empresas Leica, GE/Smallworld, Autodesk e ESRI, que também participam do evento. Todas estas palestras terão tradução simultânea no Congresso GEOBrasil 2002, que acontece de 21 a 24 de maio, em São Paulo.

A programação completa pode ser encontrada no site www.geobr.com.br, que está permanentemente sendo atualizado.