O fato da Palm produzir o hardware e o sistema operacional de seus produtos, baseado numa análise histórica comparativa, reproduz o modelo adotado pela Apple, que, pode-se afirmar, não funcionou bem. O PPC tem seu sistema operacional amarrado à Microsoft mas o hardware é produzido por diversos fabricantes líderes de mercado como Compaq, HP, Casio, Toshiba, Philips, Psion, entre outros, e em um mundo capitalista, sabemos que a concorrência é bem-vinda. Cabe citar que a Compaq disponibiliza no seu site americano (www.compaq.com) uma versão para fazer seu produto PPC, o iPAQ, funcionar com o sistema operacional Linux ao invés do Windows CE. Outro fator importante é que o PPC tem sido lançado com diferentes microprocessadores RISC no mercado: o StrongArm da Intel (Compaq), o SH3 e SH4 da Hitachi (HP) e o MIPS da NEC (Compaq e Casio). Os produtos Palm, em uma única especificação obtida junto à IBM (que licenciou o Palm Vx e o comercializa com o nome de WorkPad c3), utiliza o microprocessador Motorola EZ DragonBall de 20 MHz.

Tanto a Palm quanto os PPC, dão amplo suporte às comunicações seriais RS232, USB e infravermelho. O sincronismo dos seus dados do dispositivo com o seu desktop também é extremamente amigável e eficiente nas duas plataformas. O Palm utiliza o programa HotSync da própria Palm para sincronismo com o desktop. Já os PPCs utilizam o programa ActiveSync da Microsoft para sincronismo com o desktop. Pode-se afirmar que o back-up dos dados de um computador de mão para o desktop é feito de forma rápida e eficiente.

O suporte a programas editores de texto, planilhas eletrônicas e banco de dados estão bem consolidados nesses produtos, não havendo maiores contratempos. As duas plataformas abrem os seus documentos de texto, suas planilhas, sem dificuldade alguma. Nesse item, os produtos dispõem de alto grau de facilidade de uso e interatividade.

O PPC tem suporte de fábrica para diversos tipos de formato de vídeo e áudio, inclusive MP3. Apenas alguns modelos do Palm possuem tal recurso.

Cartões de expansão tipo CF são aceitos em ambas as plataformas. Cartões PCMCIA Type II (também chamados de PC Cards) são aceitos apenas no PPC. O Palm aceita cartões Springboard da Handspringively.


HPC Psion Revo

O suporte de software para acesso à internet, seja para email, web ou ftp, é integrado no PPC. No Palm, necessita-se adquirir os programas na maioria de suas versões. O hardware adicional necessário é um modem para os dois casos. A conectividade com redes locais por fio ou wireless depende de hardware adicional, que nas duas plataformas estão amplamente suportadas.

O Palm e os PPCs podem se tornar, mediante o acréscimo de cartões de expansão, telefones celulares, que permitem a troca de dados e voz. Algo além do atual padrão WAP. Tal fato já é realidade nos EUA, como no Brasil. O Banco Bradesco e o Unibanco já disponibiliza acesso à internet pelos PPCs através de conexão celular.


PPC com GIS ArcPad da ESRI

É importante dizer que encontram-se os mais diversos aplicativos na internet para essas plataformas a um custo bem reduzido. Boa parte desses aplicativos é distribuída gratuitamente.

Por se tratar de uma tecnologia recente, fica impossível esgotar o assunto neste texto. O objetivo foi dar uma idéia do que essas plataformas líderes de mercados podem oferecer, e determinar alguns pontos em comum e outros diferenciados das mesmas.

Recentemente (maio de 2001), foi divulgado a detecção de um vírus desenvolvido para o Palm (não há notícia da mesma ocorrência para o PPC), tanto que a McAfee desenvolveu um anti-vírus próprio para Palm. Embora tal ocorrência tenda a aumentar, a mesma ainda é uma exceção.

Se você está adquirindo um computador de bolso (também chamado de computador de mão), e isso é verdade para qualquer computador, as aplicações que você vai utilizar no mesmo é que devem nortear a aquisição. Se você procura recursos de PIM, recomendo o Palm (a versão mais barata), e tenho certeza de que você estará satisfeito. Se você quer criar impacto numa roda de amigos como fez quando comprou seu novo celular, escolha um PPC topo de linha. Você vai gastar um pouco mais, mas vai atingir seu objetivo. Se você pretende rodar aplicativos do tipo coletor de dados, ambas as plataformas são satisfatórias mas atente para a quantidade de memória do computador. Se pretende conectar um GPS ao computador de mão, analise o mercado, onde existem excelentes opções para as duas plataformas com os mais variados custos e, conseqüentemente, recursos. Se deseja rodar aplicativos do tipo GIS, com bases cartográficas vetoriais e matriciais, que possuem grande tamanho de arquivo, pense no PPC devido à sua capacidade de memória e grande velocidade de processador. Um PPC hoje pode atingir mais de 600MB de memória. Lembre-se, o sistema operacional está armazenado em Flash EPROM, então a memória está livre para uso.

Vejamos a seguir os produtos para essas duas plataformas de computadores de mão no mercado de geotecnologias.

Produtos de Geotecnologia para Palm e PocketPC

Como a tecnologia discutida neste artigo é nova, corre-se o risco de disseminar uma informação desatualizada, incompleta ou que tem validade por um pequeno período de tempo devido às alterações pelas quais os computadores de bolso passaram e passarão, tanto de hardware, software e firmware. O mesmo ocorre para os produtos que aqui apresentaremos. Alguns podem estar passando por reformulações que os elevará a outro patamar de aplicativo. Outros podem ser descontinuados sem aviso prévio. Na tentativa de reduzir tal efeito, apresentaremos a página na web do produto para que o leitor possa buscar as últimas atualizações pela qual o produto passou.


PPC – Recursos

Hoje tem-se diversos produtos, de hardware e software, desenvolvidos para a área de geotecnologias, totalmente voltados para o uso de computadores de bolso. Este tipo de computador possui uma sinergia com as diversas atividades de campo que são desempenhadas nesta área. Seja na atualização ou cadastro para GIS, nas etapas de apoio de campo e reambulação de um vôo aerofotogramétrico, atividades de campo de desenho como croqui , rascunhos e esquemas, navegação apoiada por uma base cartográfica e um receptor GPS, uso como coletor e ou controlador de receptores GPS. Ou seja, sob uma ótica mais prática, em todas as situações em que se desejou ter um computador no campo, mas a mobilidade das soluções existentes inviabilizava seu uso. Alguns certamente irão pensar em outras situações do uso do computador de bolso na área de geotecnologias, que não necessariamente no campo. Iremos nos ater aqui às aplicações de campo.

Os computadores de bolso não possuem HD, nem outras partes móveis como a tela basculante de um notebook, o que os torna propícios ao uso nas atividades de campo. Algumas capas específicas têm sido desenvolvidas para proteger o equipamento de chuva, poeira e impacto, tornando-os capacitados a enfrentar as adversidades destas atividades.

O primeiro produto que será apresentado, é um GIS para PPC, o ArcPad da ESRI. O mesmo é uma versão minimizada, porém ainda extremamente poderosa, do ArcView do mesmo fabricante. É uma ferramenta GIS, com conectividade com GPS. Ou seja, você pode ir para o campo com a base cartográfica, seja ela vetorial ou matricial, e seu banco de dados associado, que você usa no escritório, e reconhecer, coletar e atualizar feições utilizando o GPS, atualizando seus dados diretamente no campo. Na volta para o gabinete, basta copiar os dados do seu PPC para o desktop. E é tudo. Faça suas análises agora sobre as bases de dados devidamente atualizadas. Parece mentira, mas funciona perfeitamente. É o seu GIS no campo e sendo atualizado em tempo real. É uma mudança paradigmática na forma de se lidar com os dados de campo para GIS. Mais à frente trataremos novamente desse assunto. O site onde você pode encontrar maiores informações sobre esse produto é: http://www.esri.com/software/arcpad/index.html .


GIS para PPC – ArcPad da ESRI

Um produto da Autodesk chamado OnSite View permite desenhos de croquis, rascunhos e esquemáticos utilizando o PPC diretamente no campo, com a facilidade da mesma interface do programa e o mesmo formato de arquivo que o programa do escritório (DWG ou DXF). O site desse produto é http://www3.autodesk.com/adsk/section/0,,683069-123112,00.html .

Um programa de roteamento e navegação com apoio de GPS da TravRoute chamado Pocket CoPilot, permite que você selecione um ponto de partida e um de chegada e o mesmo traça a melhor rota e orienta toda a navegação até a chegada, baseado em informações fornecidas por um receptor GPS e mapas vetoriais da região. O programa é PPC e vem com a base cartográfica de todo os EUA. Esse é um fator limitante de seu uso no Brasil por não existir a base cartográfica necessária. O site com informações sobre o produto é http://www.pocketcopilot.com.

A American GNC Corporation possui um produto muito semelhante ao Copilot para a plataforma Palm chamado Palm Navigator AGNC-2000GPS. Maiores detalhes em
http://www.americangnc.com/products/pngps.htm .

A Trimble Navigation lançou o programa Terrasync para PPC, um coletor de dados para GIS, que permite configurar um receptor GPS da Trimble, como o Pathfinder Pocket, por exemplo, coletar dados brutos do mesmo para futuro pós-processamento, coletar dados em tempo real mediante o envio de correção diferencial de qualquer fonte, como o sistema WADGPS Racal, os Rádio-Faróis da Marinha, WAAS (aplicável atualmente somente nos EUA), ou uma base própria. Possui recursos de navegação, status do GPS, da constelação e do link diferencial. Permite que os dados coletados, sejam visualizados sobre uma base cartográfica. O site do produto é
http://www.trimble.com/products/catalog/gis/terasync.htm .

Repare que os recursos acima representam uma mudança paradigmática da forma de se coletar dados de campo com GPS. No passado, os coletores/controladores permitiam apenas a devida configuração e operação do receptor GPS para coleta de dados. Hoje, o mesmo é feito com o apoio da visualização de uma base cartográfica, o que conduz a uma forma mais produtiva de coleta das informações de campo. O custo é outro fator a se considerar, já que esses coletores/controladores possuem um preço no mínimo duas vezes maior do que um PPC. Aumentaram-se os recursos disponíveis e houve uma redução no preço.

A Ashtech lançou uma nova versão do seu programa de controle de receptores GPS chamado Survey Control II para a plataforma PPC. O mesmo usa a porta infravermelho do PPC para se comunicar com o GPS. O objetivo é reduzir o custo do coletor/controlador. O site do produto é http://www.ashtech.com .


PPC Controlando GPS por Infravermelho

A Magellan lançou um produto semelhante ao Pocket CoPilot baseado no Palm V ou Vx chamado Magellan Companion. Informações sobre o produto podem ser encontradas no site http://www.magellangps.com/frames/frame2.htm .

A Sokkia lançou um produto chamado IMap para PPC muito semelhante ao produto da Trimble apresentado acima. Isso demonstra a adoção dos fabricantes de GPS desse novo paradigma de coleta de dados de campo. O site do produto é o http://www.sokkia.com/Products/Imap.htm .

A Garmin e a Palm anunciaram em maio de 2001 um acordo de cooperação para desenvolvimento de produtos integrando as tecnologias das duas empresas. Não são encontradas informações sobre esse assunto nos sites das empresas.

Embora não seja uma aplicação de geoprocessamento, em junho de 2001 a Palm fechou um acordo com a SAP para o desenvolvimento e a comercialização conjunta de soluções baseadas no mySAP.com e nos computadores de bolso Palm.

A Oracle, líder em programas de banco de dados também anunciou soluções para as plataformas PPC e Palm.

Para finalizar, atrevo-me a fazer mais um exercício de especulação, pois acredito que os dias dos GPSs que possuem o recurso de apresentar bases cartográficas nas suas telas (a Garmin tem uma extensa linha de produtos com esse recurso, como o GPS III Plus) estão com seus dias contados. Na minha opinião, sairá mais barato adquirir um computador de bolso com uma base cartográfica não proprietária como são as disponibilizadas pelos fabricantes de GPS, e conectar esse computador a um GPS OEM de baixo custo, através de um software também de baixo custo. Os recursos serão bem superiores e o custo, se não for igual, certamente será menor.

De forma alguma esgotaram-se aqui os produtos existentes para geoprocessamento para computadores de bolso. Apenas foi mostrado que estes computadores são uma nova ferramenta para o geoprocessamento e o caminho parece sem retorno. Foram citadas empresas como ESRI, Trimble, Autodesk, SAP, Ashtech, Magellan, Garmin, Microsoft, HP, Compaq, Palm entre outras. Alguns dos exemplos ficam claro que se tratam de empresas que integram soluções e agregam valor aos seus produtos. Todas ocupam uma posição de destaque na sua área de atuação.

Reinventou-se o computador. Ele agora cabe no bolso. Vamos agora tirar proveito disso.

Agradeço antecipadamente as contribuições na forma de sugestões, comentários e informações adicionais do escopo do texto, que por ventura os leitores acharem pertinentes enviarem para o endereço eletrônico gnss@gnss.com.br. Toda contribuição será tratada com