Para prover informações ao gerenciamento e planejamento municipais, ou seja, ao monitoramento ambiental, à arrecadação municipal e à implantação de serviços de infra-estrutura urbana, os Sistemas de Informações Geográficas destacam-se como importante ferramenta. Beatriz Nozari Ribeiro de Carvalho, professora da UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, escreveu para o Portal MundoGEO o artigo "SGPM: Sistema de Gestão e Planejamento Municipal".

Neste texto, ela coloca que montar um GIS requer um tempo e custos, e a informação adquirida deve ser cuidadosamente selecionada com base nestas relevâncias. Tais investimentos são justificados somente com respeito a uma grande variedade de usuários e a um sistema com um longo ciclo de vida.

"Em face destes problemas e com o intuito de simplificar esta tarefa, desenvolveu-se um Protótipo de Sistemas de Informações, o SGPM – Sistema de Gestão e Planejamento Municipal, capaz de representar a informação necessária a cada usuário, ou seja, a prefeituras de pequeno e médio porte, de forma eficiente, porém com um custo baixo", explica Beatriz, arquiteta que tem mestrado em Transportes e doutorado em Engenharia de Produção.

Confira a íntegra do texto na seção Artigos do Portal MundoGEO