O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vai prestar para todo o Brasil um serviço de informações sobre tecnologias. O serviço já prestado pelo Tecpar é constituído de uma base de dados de cerca de 255 instituições brasileiras, que ofertam cerca de 6.000 diferentes tipos de serviços tecnológicos. Agora, o banco de dados e o número de serviços tecnológicos será ainda mais ampliado. O projeto recebeu apoio inicial de R$ 300 mil do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Neste ano, o MCT vai repassar mais R$ 1,2 milhão ao projeto, que passará a ser denominado "Estudo da Oferta e da Demanda Nacional por Serviços Tecnológicos". O projeto nacional será coordenado pelo Tecpar, em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que têm o apoio da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos do MCT. As informações prestadas pelo projeto permitem às empresas terem acesso a metodologias para que possam produzir com qualidade similar às existentes no mercado internacional.

As informações já disponíveis podem ser acessadas na base de dados do Sertec – Serviços Tecnológicos do Brasil (www.tecpar.br/sertec). Em nível nacional, as informações deverão ser disponibilizadas em site na Internet até o final do ano.