Em um processo de implantação e manejo de Área de Proteção Ambiental – APA, um dos principais passos é a elaboração do zoneamento ambiental, que define as atividades a serem permitidas ou incentivadas e as que deverão ser restringidas e proibidas.

Está neste ponto a situação da APA das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná – cuja implantação começou a ser feita em dezembro último em Campo Grande/MS -, e que envolve áreas dos municípios de Mundo Novo, Eldorado, Naviraí e Itaquiraí no Mato Grosso do Sul. Do outro lado (no Estado do Paraná), integram a APA os municípios de Altônia, São Jorge do Patrocínio, Vila Alta, Icaraíma, Querência do Norte, Porto Rico, São Pedro do Paraná, Marilena, Nova Londrina e Diamante do Norte.

Apesar do menor número de municípios envolvidos, Mato Grosso do Sul ficará com algo em torno de 70% do total de 1.003.059 hectares de toda a APA. Dentre algumas medidas a serem tomadas com a implantação da APA do Rio Paraná, está a de incentivo ao reconhecimento de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) junto aos proprietários, cujas propriedades estejam, no todo ou em parte, nos limites da APA.

Também serão adotadas as medidas legais e cabíveis com o objetivo de impedir ou evitar o exercício de atividades causadoras de degradação da qualidade ambiental.