Dos nove debates do Congresso GEOBrasil 2002, que acontece no mês de maio em São Paulo, um promete reunir todos os profissionais envolvidos com levantamentos. Desde que foi sancionada a nova lei, instituindo o CNIR (Cadastro Nacional de Imóveis Rurais) e exigindo o georreferenciamento, o setor de agrimensura e cartografia discute como o trabalho deve ser feito, entre outras questões polêmicas, como as atribuições do profissional responsável, o papel dos cartórios, etc.

O Fórum de Debates "Impactos do Georreferenciamento no Registro de Imóveis" terá a participação de Edaldo Gomes (INCRA), Sérgio Jacomino (IRIB), Andréa Flávia Tenório Carneiro (UFPE) e Ary José de Lima (ANOREG). Outro debate, este com o título "Mudança do Datum – Conseqüências Imediatas para os Usuários", irá discutir as dificuldades da troca do referencial geodésico brasileiro. Estarão presentes Kátia Duarte (IBGE), Ricardo Lomba (Petrobras), Dorivaldo Damascena (Cemig) e João Francisco Galera Monico (UNESP).

Já o Fórum "Como Orçar Corretamente os Serviços de Agrimensura" foi agendado justamente em razão do crescente aumento do campo de trabalho. Com as novas tecnologias, aparecem também soluções "inovadoras" quanto a prazos, valores e metodologias.

O objetivo deste debate é discutir os padrões e modelos de cálculos na busca dos melhores preços para a execução de levantamentos de campo. Estarão na mesa Hamilton Schenkel (APEASP), Irineu Idoeta (Base), Júlio César Martins de Resende (FENEA) e José Luciano N. de Oliveira (AETEP).

Confira toda a programação do Congresso GEOBrasil 2002 no site www.geobr.com.br. Informações também através do telefone (11) 6096 5311 ou e-mail info@geobr.com.br.