A capital do Amazonas está prestes a ter um novo Plano Diretor. A atual administração já havia dado o primeiro passo neste sentido quando concluiu o geoprocessamento de Manaus, em estudo que traçou um retrato detalhado sobre as áreas ocupadas na capital.

E, nos dias 20, 21 e 22 de março, a prefeitura vai realizar o seminário intitulado "Manaus: Vila, Cidade, Metrópole". Em janeiro desse ano foi assinado um contrato com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) para a criação do documento que vai mudar a cara da capital amazonense. O Ibam também será responsável pela reestruturação da Empresa Municipal de Urbanização (Urbam), uma das etapas da elaboração do Plano Diretor.

O seminário vai discutir quatro temas: os aspectos urbanos da capital amazonense, os aspectos da economia, meio ambiente e a gestão urbana. O trabalho vai demorar 40 semanas para ser concluído e será feito por oito técnicos do instituto, assessorados por uma equipe coordenada pela Urbam.

O contrato assinado entre a Prefeitura e o Ibam prevê, além da elaboração do Plano Diretor, a revisão da legislação que regulamenta o Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo, a Lei de Perímetro Urbano e os Códigos de Obras e Posturas do Município.