A Polícia Rodoviária Federal inaugurou na semana passada um novo sistema de sensoriamento remoto por satélite, para melhor controle de veículos nas estradas brasileiras. Trata-se de um computador de bordo, batizado como InfoEstrada, que dará mais segurança nas operações. O aparelho é interligado a uma central do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para obtenção imediata de todos os dados sobre o veículo fiscalizado.

Além disso, serão disponibilizados dados do Ministério da Justiça, uma vez que o InfoEstrada também possui acesso à central de computação do órgão. Será possível também, com o novo sistema, obter dados pessoais dos motoristas em tempo real, além do contato direto com as demais viaturas em operação, via telefonia em latitude e longitude. Seis desses equipamentos entraram em operação permanente no Distrito Federal.

Segundo a Polícia Rodoviária, o sistema "não impedirá o furto de carros, mas, certamente, possibilitará mais condições de recuperação do veículo", uma vez que haverá completa identificação dos carros e seus condutores. Mesmo em caso de carros "clonados", com chapa fria, será possível fazer a identificação imediata, pois a placa não combinará com a identificação armazenada na central do Denatran durante a checagem.