A terceira edição do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica terá nova categoria de premiação. Além das categorias Projeto (produto e processo) e Empresa (pequena e grande porte), a versão 2002 premiará instituições de pesquisa que desenvolvam projetos de novos produtos e processo em articulação com a iniciativa privada.

Empresas e instituições públicas ou privadas, com sede no país, já podem se candidatar ao Prêmio que tem como objetivo estimular os esforços inovadores das empresas no campo tecnológico e os projetos que gerem resultados positivos para a sociedade brasileira. As inscrições vão até o dia 15 de junho e o resultado final será divulgado em setembro.

Segundo o presidente da Finep, Mauro Marcondes Rodrigues, o Prêmio de Inovação Tecnológica é uma iniciativa para induzir o meio empresarial a ampliar seus investimentos em produtos e processos tecnologicamente inovadores.

Os vencedores regionais de cada categoria concorrerão ao Prêmio Nacional e terão seus projetos divulgados na mídia nacional. Os vencedores nacionais também receberão colaboração financeira não reembolsável, proporcional ao valor de seus PDTIs (Programa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial) ou bolsa de fomento tecnológico do CNPq.

Todos os candidatos pré-selecionados receberão certificado de participação no concurso.