Um acordo comercial com a Spot Image permite que a Engesat Imagens de Satélites comercialize dados SPOT 4 de capitais brasileiras. De acordo com a Engesat, são cenas de 2001 e 2002, adquiridas por programação, modo PAN+XI, 10 metros de resolução, coloridas, entregues em CD-ROM, com formato de arquivo a escolha do cliente, ângulo de visada sempre inferior a 15 graus e menos de 10% de cobertura de nuvens. A empresa está comercializando cenas completas, extratos e quadrantes. Já estão disponíveis para pronta entrega: Belo Horizonte, Campo Grande, Goiânia, Palmas, Brasília, Vitória, Rio de Janeiro, Aracaju, São Paulo, Florianópolis e Curitiba. Também as cenas de Cuiabá, Rio Branco, Porto Velho, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador, Manaus, Terezina, Macapá, João Pessoa, Belém e Boa Vista. Ainda em programação intensiva estão Natal, Recife, São Luiz e Maceió. Maiores informações técnicas e comerciais no site www.engesat.com.br, através do e-mail engesat@engesat.com.br ou pelo DDG 0800 41 2426.


Imagem SPOT 10m de Aracajú

Site com mapas para esportistas

O site www.gpsadventure.com.br traz ótimas dicas para quem usa as geotecnologias em esportes de aventura. A GPS Adventure disponibiliza na internet informações, mapas e arquivos sobre o uso do sistema GPS e de informações geográficas na área esportiva. Segundo o responsável pelo site, Rógers Descotte Ribas, em menos de um ano o endereço eletrônico atingiu uma marca recorde de visitação de usuários de diversas faixas etárias, sendo a maioria deles ligados às áreas de agrimensura, topografia e cartografia. "Nós abordamos o uso do GPS em esportes de aventura. Somos pioneiros no que fazemos e temos tido boa repercussão e êxito em nosso trabalho", afirma Ribas. Além de glossário e links, o site apresenta também artigos sobre o tema; um dos mais recentes traz dicas úteis para manusear e utilizar um aparelho GPS.

Embrapa disponibiliza imagens de satélite do Sudeste

A Embrapa Monitoramento por Satélite está disponibilizando em seu site (http://www.cdbrasil.cnpm.embrapa.br) os mosaicos de imagens de satélite dos quatro estados do Sudeste brasileiro, dando seqüência ao trabalho iniciado em 2000, com os estados da Amazônia e, em 2001, com todo o Nordeste. A Embrapa tem o registro de cerca de 800 mil downloads (cópias eletrônicas) dos mosaicos da Amazônia e Nordeste, antes acessíveis apenas a poucos pesquisadores ou autoridades. Os downloads são identificados e obedecem à seguinte distribuição: 20% feitos por organizações não-governamentais (ONGS) nacionais e internacionais, como WWF, Greenpeace, Conservation International e The Nature Conservancy; 20% por professores e estudantes do ensino fundamental e médio; 30 a 40% por órgãos de governo, municipais, estaduais ou federais, incluindo secretarias de planejamento, meio ambiente e agricultura, IBGE, Ibama, Sivam e Exército; os restantes 20 a 30% são de pesquisadores de universidades, de outras unidades da Embrapa e instituições de pesquisa, ficando um pequeno percentual para fazendeiros e proprietários rurais. A elaboração dos mosaicos não é uma simples colagem de imagens, mas demanda um paciente trabalho de georreferenciamento e acerto de registros, tanto mais difícil quanto mais acidentado é o relevo da área em questão. Muitas vezes as imagens correspondem a dias diferentes, tomadas em condições diversas de luz e sombra, e as emendas precisam ser trabalhadas em softwares especiais, para serem homogeneizadas, sem perda de qualidade.