Já foi definido o questionário que será aplicado nas principais empresas de geoinformação no Brasil. A Alcantara Machado Feiras e Negócios, promotora do evento GEOBrasil 2002, e a Editora Espaço GEO, responsável pela Revista infoGEO e Portal MundoGEO, estão realizando uma pesquisa para avaliar o Perfil da Indústria da Geoinformação no Brasil, envolvendo empresas distribuídas em todo território nacional.

Para desenvolver o trabalho de campo foi contratado o Instituto Datacenso, que será responsável pela coleta, tabulação e análise dos dados. Segundo Cláudio Santana Shimoyama, doutor em Engenharia Econômica que está responsável pela pesquisa, a tabulação dos dados não revelará a identidade das empresas consultadas.

A evolução do setor, as perspectivas de crescimento, as principais necessidades do mercado, assim como o perfil das empresas – desde a quantidade de funcionários, parcela de faturamento para área pública e privada até a divisão de receitas em produtos e serviços -, nada ficará de fora da pesquisa, que deve estar concluída até o início do mês de maio.

O trabalho completo será apresentado durante o GEOBrasil 2002 – Congresso e Feira Internacionais de Geoinformação, que acontece entre os dias 21 e 24 de maio em São Paulo. De acordo com o Datacenso, os relatórios serão estruturados contendo metodologia, tabelas, cruzamentos, gráficos de barras, análise estatística e conclusões.

"Com os resultados desta pesquisa poderemos ter finalmente números concretos sobre o setor de geoinformação, e qual a sua importância econômica na área de tecnologia no Brasil. Outro aspecto importante é que se abre a oportunidade de realização no futuro de novas pesquisas que permitam o conhecimento de outras particularidades do mercado.

Afinal, chega de previsões imprecisas, o mercado está em constante crescimento e merece uma mapeamento econômico feito de forma profissional", afirma Emerson Zanon Granemann, que supervisionará os trabalhos.

O Datacenso executa pesquisas de marketing e de outras modalidades, visando informações para o planejamento estratégico e tomada de decisões. Entre os clientes do instituto de pesquisas estão a Electrolux do Brasil, Elma Chips, Incepa, Philip Morris, O Boticário, Volvo, Sebrae, Honda, entre outras empresas.