Versão gratuita foi lançada na internet em 1998

Observa-se nos últimos anos que o GPS deixou de ser uma ferramenta de uso restrito a profissionais especializados e passou a ser usado por uma ampla faixa de usuários que viram no aparelho uma ferramenta útil para auxiliar caminhadas, passeios de bicicleta, expedições e trilhas off-road, pescarias e demais atividades ao ar livre. Por sua vez, agricultores viram a possibilidade de usar o GPS em suas propriedades, para calcular desde a quantidade de sementes até a produção por unidade de área.

Órgãos governamentais de fiscalização que, muitas vezes, por conta de recursos parcos, eram obrigados a depender da experiência e da intuição dos seus agentes para mensurar enormes áreas sob fiscalização, aos poucos também foram caindo nas graças desta revolução tecnológica, pois bastava ter um GPS de navegação nas mãos para se obter um resultado muito mais preciso.

A versão gratuita do programa GPS TrackMaker® foi lançada na Internet em 1998, em uma época que o erro do GPS podia chegar a 100 metros por conta da degradação intencional (SA) imposta pelo Governo dos Estados Unidos. Em pouco tempo, milhares de usuários no Brasil puderam experimentar o que antes era possível ver somente em filmes: navegação em tempo real sobre mapas brasileiros digitalizados na tela de um notebook. Pouco importava os 100 metros de erro, pois a maioria das cartas digitalizadas disponíveis eram do IBGE, com uma escala de 1:50.000.

Em maio de 2000 a degradação intencional foi retirada e de um dia para outro o GPS começou a ter uma precisão 10 vezes superior, com erro na faixa dos 10 metros. Nesta época várias empresas e instituições governamentais já utilizavam o cálculo de área da versão profissional do GPS TrackMaker®.

Neste mesmo ano, as visitas internacionais ao site do GPS TrackMaker® começaram a superar as visitas nacionais e, hoje, 70% dos usuários do programa são de outros países. Depois do Brasil, Canadá e Estados Unidos são os países que mais adquiriram a licença do GPS TrackMaker® Professional que é vendida no Brasil a um preço baixo e compatível com nossa realidade.

Atualmente, juntamente com a versão profissional, é mantida na Internet a versão em inglês do GPS TrackMaker® completamente gratuita, com recursos suficientes para aquele usuário que deseja guardar suas Trilhas, Waypoints e Rotas, podendo desenhar seus próprios mapas e disponibilizá-los na Internet, para que mais pessoas possam utilizá-los. Não é simplesmente um visualizador de mapas, mas um completo programa de criação e edição de mapas, totalmente gratuito.

Nestes mais de três anos de GPS Trackmaker® na Internet, vários sites adotaram o formato de gravação de dados "gtm" do programa e também o formato compactado "gz" especial para a Internet, oferecendo ao usuário de GPS de navegação uma ampla variedade de mapas gratuitos. Para começar a usar o programa, vale a pena dar uma conferida no site do GPS TrackMaker®:
www.gpstm.com
www.gpstm.com.br

Odilon Ferreira Júnior, autor do programa, é Engenheiro Civil (UFMG) e Bacharel em Direito (UFMG)