Terminou ontem (3/4) em Brasília um workshop sobre tecnologia para controle do desmatamento na Amazônia. O objetivo do workshop era propiciar a implantação de um sistema eficiente e eficaz de monitoramento e controle do desmatamento da região amazônica utilizando sistemas de sensoriamento remoto e de informação geográfica. Na ocasião, foi discutida a minimização do tempo entre o registro de imagens do sensoriamento remoto e a disponibilização para usuários finais dos sistemas.

O evento também tratou do cruzamento das informações de sensoriamento remoto com outros dados georreferenciados em GIS, como por exemplo a situação fundiária e estrutura viária de acesso ao local onde o desmatamento foi identificado.

O workshop também discutiu a cooperação entre as instituições participantes, visando fluxo de informações mais ágil e a complementaridade de esforços, para evitar duplicidade de ações.

O evento reuniu aproximadamente 50 pessoas, entre técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Centro de Sensoriamento Remoto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (CSR/Ibama), Embrapa Monitoramento por Satélite (CNPM), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Comissão para Coordenação do Projeto do Sistema de Vigilância da Amazônia (CCSIVAM), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Também compareceram representantes de órgãos estaduais de meio ambiente e de instituições parceiras do Programa Piloto, como o Banco Mundial.