Ontem (4/4) foi realizado em Curitiba o Workshop de "Lançamento do Sistema de Informações Geográficas para Gestão de Recursos Hídricos na Bacia do Alto Iguaçu".

O Governo do Estado do Paraná, através da SUDERHSA/PROSAM, está implantando um Sistema de Informações Geográficas (GIS) para Gestão de Recursos Hídricos.

O sistema tem sua base em ambiente cliente/servidor, e reestruturou todos os sistemas com informações existentes para o estado – Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos, Modelos de Simulação Quali-Quantitativos, Bancos de Dados de Hidrologia e de Águas Subterrâneas, Rotina de Cálculo de Balanço de Demanda versus Disponibilidade Hídrica – integrando-os sob a mesma base de dados.

O sistema contempla, para a bacia do Alto Iguaçu, dados de uso do solo e vegetação natural, mapeamento geológico-geotécnico, infra-estrutura e serviços, informações sócioeconômicas e de legislação.

O Paraná é pioneiro na utilização deste tipo de sistema que servirá como ferramenta de gestão e suporte à decisão, trazendo um avanço significativo no gerenciamento dos recursos hídricos. Este GIS, que teve seu lançamento oficial ontem, foi tema de matéria de capa da revista infoGEO em sua edição número 21.