O ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, e o representante do ministério francês, Alain Costes, abriram nesta quarta-feira (3/4) o Seminário Franco Brasileiro de Incentivos à Inovação e a Parceira Tecnológica, na sede do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

O evento reuniu dirigentes empresariais, presidentes das agências de fomento e autoridades em Ciência e Tecnologia dos dois países para discutir estratégias de cooperação, mecanismos de financiamento e modelos de coordenação para a Inovação.

Durante o Seminário, Brasil e França também assinaram convênio de parceria para o financiamento conjunto de programas de P&D e projetos de intercâmbio de experiências e de informações sobre ofertas e demandas por tecnologia.

O convênio envolverá a Financiadora de Estudos e Projetos do MCT (Finep) e a Agence Nationale de Valorisation de La Recherche (Anvar).

Na quinta-feira, os participantes debateram sistemas de inovação, parcerias entre instituições de pesquisa e empresas e experiências empresariais na área de Ciência e Tecnologia, no painel Modelos de Coordenação e Cooperação para a Inovação.