O Encontro Executivo ESRI Brasil 2002 realizado na terça-feira (16/4) em São Paulo reuniu diretores, gerentes e técnicos de empresa privadas e órgãos governamentais que trabalham com Sistemas de Informação Geográfica (GIS). Cerca de 150 pessoas estiveram na palestra do presidente da ESRI, Jack Dangermond.

O evento também serviu para apresentar a Imagem como distribuidora ESRI no Brasil. A empresa americana, líder no desenvolvimento de softwares para GIS, possui 90 distribuidores, mil parceiros comerciais e mais de 1 milhão de usuários em todo o mundo.

Em sua apresentação, Jack destacou a utilização do GIS em órgãos do governo. De acordo com o presidente da ESRI, o governo americano investiu US$ 200 milhões para implantar sistemas de informação geográfica e economiza USS 53 milhões/ano.

"O GIS é um arcabouço para o planejamento e gerenciamento territorial, do transporte, da logística, de obras, entre outras aplicações. Permite planejar melhor as ações, otimizando recursos e economizando tempo" disse. Segundo Jack, o GIS é o maior e melhor sistema de informação. Gerencia pessoas, sistemas e fluxo de dinheiro. "O GIS é a mãe de todos os bancos de dados, tendo relação com tudo o que o ser humano faz. Auxilia na tomada de decisões, indicando quais mudanças necessárias para corrigir erros".

O Encontro Executivo ESRI Brasil 2002 foi organizado em conjunto pelas empresas Gempi e Imagem.