A GITA Brasil foi criada no último dia 8 de maio em São Paulo, durante reunião com a presença de 31 profissionais do setor. Na ocasião, depois de discutida a sua importância e necessidade, foi apresentado, revisado e aprovado o Estatuto da nova associação. Ao final da reunião, foi eleita por unanimidade a primeira diretoria e conselho fiscal.

O encontro durou mais de seis horas, para que o grupo pudesse discutir a importância de se criar uma associação aberta e que realmente pudesse agregar profissionais, instituições de ensino, empresas públicas e privadas. Apesar da forte ligação com a GITA Internacional, a GITA Brasil tem total autonomia para adaptar sua atuação à realidade brasileira.

Todos concordaram que a associação deve atender a todos os setores que produzam e utilizem a geoinformação, envolvendo as áreas de softwares, serviços, equipamentos e dados. A próxima fase será a criação do regimento interno, grupos de trabalho e a montagem de um plano de ação para os próximos meses.

A diretoria ficou assim constituída: Presidente – Geovane Cayres Magalhães do CPQD/Campinas, Vice-Presidente – Enaldo Montanha do CTGEO/Lins, Diretor de Publicações e Eventos – Emerson Zanon Granemann da Espaço GEO/Curitiba, Tesoureiro – Daniel Garcia Teijeiro do CPQD/Campinas e Secretário – Luiz Henrique Castelo Branco – CTGEO/Lins.

Sem fins lucrativos, a nova associação, a exemplo da GITA americana, deve criar fontes de receitas, tornar-se auto-sustentável e logo que possível ter staff e infra-estrutura próprios. Enquanto isso, estará funcionando com apoio logístico do CTGEO de Lins e do CPQD de Campinas.

Os membros do conselho fiscal são: Flávio Yuaça da Comdata/Goiânia, Adriana Cantor da Gempi/SP, Nelson Smar da Silva Júnior da Construtel/Belo Horizonte, Nacy Arenas da Autodesk Brasil/SP, Alexandre Derani da Digibase/SP e Valther Aguiar da Esteio/Curitiba. Durante o GEOBrasil, que acontecerá entre o dias 21 e 24 de maio, os interessados em obter mais informações sobre a associação poderão procurar o estande da GITA Brasil na feira e assistir a uma palestra no dia 22 de maio, às 11:45 hs, com Robert Samborski e David Disera, respectivamente diretor executivo e presidente da GITA – EUA, e Geovane Cayres, presidente da GITA Brasil.

Os demais profissionais presentes na reunião da semana passada, que junto com a diretoria e conselho fiscal ficam como sócios fundadores da GITA Brasil são: Marcos Rodrigues – METALOCADOR, Ricardo Ramos Diniz – PETROBRAS, Manoel Jimenez Ortiz – ERICSSON TELECOMUNICAÇÕES, Mateus Batistella – EMBRAPA MONITORAMENTO POR SATÉLITE, Arlindo Signoretti Junior – SOLTEC – SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS, Nivaldo Tristão de Souza – CHINA & ASSOCIADOS GEOMARKETING, Reinaldo Paul Pérez Machado – IGASA GEOPROCESSAMENTO, Eduardo de Rezende Francisco – AES ELETROPAULO – ENET, Wagner Bersani – GEOBRASIL ENGENHARIA E CONSULTORIA, Edna Maria Frazillio – FF INFORMÁTICA MAUBERTEC ENGENHARIA, Douglas Aurélio Marques – ELECNOR DO BRASIL, Carlos Alberto Gracia Ozzioli – ELECNOR DO BRASIL, Cileno Bento Zero – SSR TECNOLOGIA, Fátima Alves Tostes – BASE AEROFOTOGRAMETRIA, Ademir dos Santos – GEOPROJ – SERV. DE GEOPROCESSAMENTO, Adélia Atas – EMPLASA, Jair Yukio Sunao – GEOPROJ SERVIÇOS DE GEOPROCESSAMENTO, Ronaldo N. Moura Júnior – GFMI SOFTWARE, Filipe Oliveira – EDINFOR e Alessandra Teodoro da Silva – FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO.

+Informações gitabrasil@ctgeo.com.br