Geomarketing é um dos temas do GEOBrasil 2002 – Feira e Congresso Internacionais de Geoinformação -, que acontece de 21 a 24 de maio, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. O evento, promovido e organizado pela Alcantara Machado Feiras de Negócios, conta com o apoio da GITA (Geospatial Information & Technology Association), maior entidade mundial do setor.

"Nosso objetivo é reunir profissionais qualificados do país inteiro para troca de experiência e reciclagem. Cases de sucesso confirmarão as vantagens da geoinformação tanto para empresas públicas e privadas quanto para a sociedade em geral", diz José Danghesi, diretor do GEOBrasil 2002.

O geomarketing, umas das aplicações da geoinformação, tem orientado empresas na tomada de decisão. Empresas como Toyota, Carrefour, Rede Zacharias, Blockbuster, Banco Safra e Citibank usam o geomarketing para definir estratégias de expansão.

Para traçar o retrato real de mais de 5,5 mil municípios brasileiros, as empresas de consultoria usam softwares geográficos que contêm diversos dados estatísticos, de pesquisas de hábitos de compra até informações do IBGE. Antes do investimento em um novo negócio são levadas em conta as seguintes informações: número de habitantes distribuído por renda, idade e sexo; taxa de crescimento da população; densidade demográfica; estrutura urbana da cidade (transporte, zoneamento, sistema viário); perfil de concorrentes; pólos geradores de tráfego (shoppings centers, universidades, hipermercados); quantidade de empresas e de empregados na região; comportamento do consumidor e outros. Mais informações sobre este e outros temas do GEOBrasil 2002 no site www.geobr.com.br.