Com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, acaba de concluir o mais abrangente projeto de modernização de suas instalações operacionais, desde sua inauguração há 13 anos.

Segundo o presidente da AEB, Múcio Dias, as mudanças vão proporcionar melhores condições técnicas para realização do próximo teste do VLS1 Veículo Lançador de Satélite, atualmente em desenvolvimento. Dias explicou que, apesar dos acordos internacionais que estão sendo analisados com outros países, o Brasil não vai abrir mão de prosseguir desenvolvendo uma tecnologia própria, na área de foguetes lançadores de satélites.

O objetivo do Brasil é chegar com competitividade ao mercado internacional e a modernização constante de Alcântara, segundo o presidente da AEB, é um passo a mais nessa direção. A modernização do CLA também proporcionou mudanças no sistema de comunicação operacional.

Foi construída uma nova rede de gerenciamento operacional, com tecnologia eletrônica digital e ligação por fibra óptica, para atender à demanda de equipes de 100 a 200 pessoas, acionadas a cada campanha de lançamento de foguetes. Esta mesma rede conta com um novo serviço de gravação fônica operacional.

Este equipamento é um similar da caixa preta, instalada nos aviões, e serve para auxiliar na investigação de falhas no sistema de comunicação.