A partir de agosto, a comunidade científica terá acesso aos primeiros dados coletados pelo HSB (Humidity Sounder Brazil), o sensor brasileiro de umidade, resultado de uma cooperação técnico-científica entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Nasa.

O HSB foi lançado a bordo do satélite Aqua, no último dia 4, a partir da base de Vandenberg, na Califórnia, Estados Unidos.

O Aqua é o segundo satélite do Sistema de Observação da Terra (EOS) e vai enviar dados sobre clima e ciclo das águas, ampliando o conjunto de informações coletadas pelo satélite Terra, em órbita desde 1999.

Durante os próximos dois meses, especialistas estarão reunidos no Goddard Space Flight Center (Maryland/EUA) para fazer a calibragem de todos os instrumentos a bordo do Aqua, incluindo o Sondador Atmosférico no Infravermelho (AIRS) e a Unidade Avançada de Sondagem em Microondas (AMSU-A), que vão compor as informações sobre clima com os dados do HSB. Finalizada a fase de calibração, o Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais ) passa a receber os dados do HSB e das sondas de infravermelho e microondas na estação instalada em Cuiabá, Mato Grosso.