Durante reunião do Fórum Metropolitano de Segurança Pública, na quinta-feira (23/5), foi aprovado e assinado o protocolo de intenções que prevê a disponibilização do Infocrim – banco de dados das ocorrências criminais registradas pela polícia – às prefeituras da Grande São Paulo.

Participaram os prefeitos da região e o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Saulo de Castro Abreu Filho. O Infocrim é um GIS, ou seja, um sistema informatizado que reúne informações atualizadas em tempo real sobre a criminalidade, identificando tipo de crime e sua distribuição geográfica. No início do ano, uma verba de R$ 420 mil foi liberada pelo Ministério da Justiça.

Com a verba, será montada uma central para disponibilizar os dados do Infocrim para as prefeituras que, assim, conseguirão fazer um mapeamento da violência e agir adequadamente e com maior eficiência em cada região da cidade. As prefeituras acreditam que com o mapeamento das ocorrências o trabalho da polícia será facilitado. O Fórum Metropolitano de Segurança Pública foi criado em março de 2001 e reúne 39 prefeituras da Grande São Paulo, sendo que a cada três meses são discutidas propostas para melhorar a segurança nas cidades.