Israel lançou na terça-feira (28/5) um foguete Shavit (Cometa) que pôs em órbita seu novo satélite espião, o Ofek (Horizonte) 5, fabricado pelas Indústrias Aeronáuticas Israelenses. O novo satélite substitui o Ofek 3, destruído há um ano e meio, após cinco em operação. Dotado de avançados sistemas eletrônicos, para fotografar os países árabes vizinhos com uma câmara telescópica, o Ofek 5 está em uma órbita entre 400 km e 600 km de altitude.

Especialistas em aeronáutica mostraram-se satisfeitos com o rendimento do foguete Shavit, que funcionou muito bem. Em 1998, uma falha técnica num modelo semelhante fez explodir no ar o satélite Ofek 4. Desde então, o Ministério da Defesa de Israel vinha utilizando fotografias feitas pelo satélite comercial Eros, também israelense, para operações de reconhecimento nos países vizinhos. Israel trabalha atualmente numa segunda série de satélites comerciais, esperando lançar o primeiro deles na próxima semana.

O lançamento do Ofek 5, porém, não foi fácil. Para assegurar-se de que o satélite, em caso de falha, não cairia em "território inimigo", o foguete foi lançado de leste para oeste contra a rotação da Terra – desta forma, o satélite teria caído no Mediterrâneo.