A Suderhsa (Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) investiu R$ 3 milhões num sistema GIS para suporte à gestão de recursos hídricos no Paraná. Baseada na tecnologia da empresa norte-americana ESRI, a solução integra diversos aplicativos de cadastro e controle (como o cadastro de usuários de recursos hídricos, o sistema de informações hidrológicas e o ICMS ecológico) e um banco de dados geográficos concebido e implantado em ORACLE e ArcSDE.

Ali são armazenados tanto dados alfanuméricos como informações espaciais do suporte natural da região metropolitana de Curitiba.

O GIS, que recebeu recursos de mais de R$ 2 milhões do Banco Mundial, foi desenvolvido por um consórcio de três empresas: a Geoambiente Sensoriamento Remoto (geoprocessamento e líder do consórcio), Base Aerofotogrametria (construção da base cartográfica) e Montgomery Watson Brasil (captação de dados e desenvolvimento de sistemas alfanuméricos).

A integração destas informações permite o uso do sistema para a concessão e controle da outorga do uso da água, para o monitoramento de qualidade da água e disponibilidade hídrica. Também busca qual a vazão captada pelos usuários, o quanto está sendo devolvido e em seguida dá a disponibilidade hídrica do ponto a partir de cálculos elaborados no software de regionalização de vazões.

A implantação do GIS na Suderhsa foi tema de matéria da capa da Revista infoGEO. Consulte a edição 21.