A Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, deverá contribuir para o desenvolvimento do município de Alcântara, no Maranhão, onde está localizado o centro brasileiro de lançamento de foguetes. Com a participação de 86 representantes do município, foi instalado o Fórum Permanente do Programa de DLIS – Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável, que irá definir dez prioridades para Alcântara.

A CCJR – Comissão de Constituição e Justiça e de Redação da Câmara dos Deputados adiou na última terça-feira (25/6), por duas sessões, a votação do Projeto de Decreto Legislativo 1446/01, sobre o Acordo entre o Brasil e os Estados Unidos para a utilização da base de lançamentos de foguetes em Alcântara. O pedido de adiamento foi feito pelo deputado Professor Luizinho (PT-SP).

Segundo o deputado, a intenção é de não se permitir a votação desse acordo pela CCJR neste semestre, o que, para ele, dá uma prévia garantia de que dificilmente ele possa a ir a Plenário antes do recesso parlamentar, previsto para julho.

"O projeto não permite a transferência de tecnologia ao Brasil e ainda nos proíbe de ter acesso a uma parte de nosso território, o que é inaceitável sob qualquer conceito e concepção digna de um país que se quer altivo", justificou o deputado petista.