Associação de Tecnologia e Informação Geoespacial nasce com a missão de promover o intercâmbio de idéias e unidade entre profissionais, instituições de ensino, empresas públicas e privadas
Por Marjorie Xavier

Em São Paulo, no dia 8 de maio, foi finalmente criada a GITA Brasil Associação de Tecnologia e Informação Geoespacial. Trinta e um profissionais agora sócios-fundadores participaram da reunião que aprovou o estatuto e elegeu diretoria e conselho fiscal. Foram mais de seis horas discutindo a importância de uma associação aberta e que pudesse realmente agregar todos os setores que utilizam e produzem a geoinformação, como softwares, dados, equipamentos e serviços.

Embora apresente forte ligação com a GITA Internacional (Geospatial Information & Technology Association), a nova associação tem total autonomia para atuar de acordo com a realidade brasileira. Com a clara intenção de incentivar e promover o intercâmbio de idéias e informações entre seus sócios, além de divulgar o desenvolvimento tecnológico e pesquisas, a GITA Brasil ainda quer buscar a unidade entre profissionais, instituições de ensino, empresas públicas e privadas. Também é objetivo da GITA Brasil realizar e apoiar congressos e outros eventos para a difusão de trabalhos técnicos.

Em breve, será criado seu regimento interno e um plano de ação para os próximos meses. E, para levar adiante seus projetos, a associação deve organizar grupos de trabalho. O primeiro presidente, Geovane Cayres Magalhães, adianta que a GITA Brasil vai priorizar o intercâmbio entre as empresas. "Buscaremos uma participação mais ativa das organizações em termos de cooperação e divulgação de resultados", disse Geovane, que atua no CPqD há 15 anos, na área de sistemas de gerência e facilidades de rede.

A associação não tem fins lucrativos e, a exemplo da GITA sediada nos Estados Unidos, deverá criar suas próprias fontes de receita. Ou seja, tornar-se auto-sustentável. Enquanto isso não acontece, a GITA Brasil está funcionando com o apoio logístico do CTGEO de Lins e do CPqD de Campinas, em municípios do interior paulista.

Embora recém-criada, a associação já vem despertando grande interesse nos profissionais de geotecnologias. Durante o GEOBrasil 2002, evento promovido pela Alcantara Machado em São Paulo, o presidente Geovane Magalhães, Robert Samborski e David Disera, respectivamente diretor-executivo e presidente da GITA EUA, ministraram palestra para um auditório lotado. Durante os quatro dias do evento realizado em São Paulo, centenas de pessoas visitaram o estande da GITA e manifestaram interesse em fazer parte da associação. A todos foi explicado que o quadro será constituído por seis categorias de sócios individuais, corporativos, patrocinadores, honorários, fundadores e estudantes.


Membros da diretoria: Luiz Henrique Castelo Branco, Enaldo Montanha, Nelson Ismar da Silva, Geovane Magalhães, Emerson Zanon Granemann, Flávio Yuaça e Daniel Teijeiro

São sócios-fundadores os profissionais que estiveram presentes na escolha da diretoria e conselho fiscal. Confira seus nomes: Adélia Atas (Emplasa), Ademir dos Santos (Geoproj), Alessandra Teodoro da Silva (Fundação Paulista de Tecnologia e Educação), Arlindo Signoretti (Soltec), Carlos Alberto Gracia Ozziolo (Elecnor do Brasil), Cileno Bento Zero (SSR Tecnologia), Douglas Aurélio Marques (Elecnor do Brasil), Edna Maria Frazillio (FF Informática Maubertec Engenharia), Eduardo de Rezende Francisco (Eletropaulo), Fátima Alves Tostes (Base Aerofotogrametria), Filipe Oliveira (Edinfor), Jair Yukio Sunao (Geoproj), Manoel Jimenez Ortiz (Ericsson), Marcos Rodrigues (Metalocator), Mateus Batistella (Embrapa Monitoramento por Satélite), Nivaldo Tristão de Souza (China & Associados Geomarketing), Reinaldo PerezMachado(Igasa Geoprocessamento), Ricardo Ramos Diniz (Petrobras), Ronaldo Moura Júnior (GFMI Software) e Wagner Bersani (Geobrasil Engenharia e Consultoria).


Reunião que elegeu diretoria e aprovou estatuto

Organização internacional com sede nos EUA que tem por objetivo a disseminação da geoinformação em todo o mundo, a GITA (www.gita.org) está presente em países como Japão, Austrália, Holanda, Alemanha, Peru, África do Sul, Índia, Colômbia, Argentina e, agora, no Brasil. Anteriormente chamada de AM/FM Internacional, a GITA foi criada em 1978 nos Estados Unidos e hoje é a maior associação o mundo dedicada ao desenvolvimento da aplicação das tecnologias de informação geoespacial nos serviços públicos, oleodutos e gaseodutos, telecomunicações, obras públicas, agências governamentais e outras organizações que tenham enfoque em questões de infra-estrutura.
A GITA mantém contatos com o Brasil desde 1999, com a vinda de seus principais dirigentes ao país. Em 2000, passou a apoiar com exclusividade o GEOBrasil-Congresso e Feira Internacionais de Geoinformação. Desde então, vem crescendo a participação de profissionais e empresas brasileiras nos eventos da GITA nos Estados Unidos. A GITA tem como organização correspondente no país a Espaço GEO, responsável pela Revista infoGEO e Portal MundoGEO. A recém-criada GITA Brasil segue a missão principal da associação americana: fornecer um espaço para o desenvolvimento de excelência na educação e no intercâmbio de informações sobre o uso e os benefícios da informação e tecnologias geoespaciais em todo o mundo.