Prefeitos da Grande São Paulo e o secretário estadual da Segurança Pública, Saulo Abreu, assinaram ontem (1/7) convênio para permitir às prefeituras o acesso aos dados e mapas do Infocrim (sistema de mapeamento da criminalidade com base em informações das ocorrências registradas pela polícia).

O Fórum Metropolitano de Segurança Pública, que reúne as prefeituras, decidiu que o protocolo será assinado pelos 39 prefeitos da região e pelo secretário. A primeira prefeitura a receber o mapeamento das ocorrências criminais será a de São Paulo, pois todas as delegacias policiais da cidade já são informatizadas, o que torna o processo mais ágil. Os outros municípios devem ter acesso aos dados do Infocrim até outubro, depois de informatização dos distritos policiais.

Em relação à pesquisa realizada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Secretaria da Segurança Pública e a Polícia Militar informaram que não iam se manifestar sobre o dado que mostrou a ausência de ronda policial em 46,3% dos bairros da periferia onde ocorrem homicídios. No entanto, ambos afirmaram que a PM patrulha todos os bairros da capital.