O 10º Rally Internacional dos Sertões, que começa hoje (24/7) em Goiânia e termina em 2 de agosto em Fortaleza, terá carros e caminhões equipados com um sistema de rastreamento e comunicação via satélite. O acompanhamento dos veículos contará com a tecnologia de monitoramento e rastreamento desenvolvida pela parceria das empresas HP – Hewlett-Packard e T-Systems, em conjunto com a DaimlerChrysler.

Além de possibilitar a localização instantânea durante todo o trajeto, o sistema permite o monitoramento online, via Internet, de parâmetros operacionais, como velocidade, pressão do óleo, temperatura e rotação do motor.

A décima edição do rally terá um percurso total de cerca de 4.400 quilômetros, cruzando os estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Piauí e Ceará, e passando por locais afastados dos grandes centros urbanos, com trechos de areia e de solo árido. Este ano, a principal novidade do sistema, que já pela terceira vez consecutiva estará sendo utilizado e agora aprimorado no rally, é a possibilidade de identificação de eventuais falhas e a possibilidade de troca de mensagens entre pilotos, navegadores e suas equipes de apoio.

Os dados recolhidos no veículo por um módulo eletrônico composto de um modem e uma aparelho de GPS são transmitidos, via satélite, para um servidor que armazena e processa as informações. Passado pelo sistema de aquisição de dados, mapas são gerados a partir da localização dos veículos. Daí, as informações serão disponibilizadas na internet através do site www.fleetboard.com.br, desenvolvido pela T-Systems e hospedado pela HP. A atualização do trajeto percorrido, com a competição em andamento, se dará em intervalos de três minutos.