Deputado estadual de São Paulo, Ricardo Tripoli está defendendo a utilização de imagens de satélite para apoiar o recenseamento e fiscalização de ocupações irregulares, procedimento previsto com a sanção do projeto de sua autoria que revê a Lei de Proteção aos Mananciais. A lei foi sancionada nesta segunda-feira (22/7) pelo governador Geraldo Alckmin.

O objetivo do censo será levantar um perfil dos ocupantes e evitar novas invasões nas áreas de proteção. "Esse recenseamento pode ser feito com o uso de um satélite como o Ikonos, que permite que sejam fotografadas áreas a 700 quilômetros de distância com alta resolução", afirmou o deputado.

Apesar de dois pontos propostos pelo deputado terem sido vetados por Alckmin – regularização de novos empreendimentos por meio de compensação ambiental e alteração das densidades ocupacionais para empreendimentos de lazer por decreto -, Tripoli defendeu o pacote como um caminho para que a lei seja cumprida. Sobre as críticas de ambientalistas e representantes de ONGs, o deputado ressaltou a realização de 73 audiências públicas desde que o projeto começou a ser discutido, quando era secretário estadual do Meio Ambiente.

"De qualquer modo, houve amadurecimento das ONGs sobre a lei, que no início tinham muito preconceito com diversos pontos e, agora, têm um posicionamento mais aberto", declarou Tripoli.