O Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) e o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) serão inaugurados hoje (25/7). O projeto ocupa uma área de 300 mil metros quadrados, com 50 mil metros construídos em Manaus, no Amazonas.

Mais de US$ 1,4 bilhão foram investidos na implantação do sistema. Os radares e sensores do Sivam produzirão grande quantidade de dados meteorológicos, hidrológicos, geofísicos, biológicos e sociais que serão colocados à disposição de quem tem interesses legítimos na Amazônia. Isso ocorrerá junto com o Sipam, espécie de braço civil do Sivam.

O sistema tem grande alcance e poderá monitorar, inclusive, uma parte da Amazônia que não pertence ao Brasil, como territórios da Bolívia, Colômbia e Peru. Ontem (24/7) o presidente Fernando Henrique Cardoso batizou em Anápolis, Goiás, três aeronaves fabricadas pela Embraer que atuarão no Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam).

Os aviões são dois R-99A, de vigilância aérea, e um R-99B, de sensoriamento remoto, que se somam a outros 30 para o trabalho na região Norte.

O Projeto Sivam é considerado pelo governo brasileiro o maior e mais sofisticado projeto ambiental do planeta, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia, nas áreas social, ecológica e econômica. O projeto também garantirá a segurança da região, que com seus 5,5 milhões de quilômetros quadrados ocupa 61% do território brasileiro.