O carro oficial do prefeito de Piracicaba, José Machado (PT), será rastreado por satélite. A instalação do GPS também será feita nos 21 carros da Guarda Municipal de Piracicaba.

O investimento foi de R$ 67 mil. O carro de Machado poderá ser localizado em qualquer ponto do Estado de São Paulo e, nos veículos da Guarda Municipal, o rastreamento ficará restrito a Piracicaba. O sistema GPS permite, entre outras funções, ter acesso à velocidade dos veículos, à quilometragem rodada e bloquear o bombeamento de gasolina.

A assessoria do prefeito de Piracicaba informou que a instalação do GPS no carro oficial não foi um pedido de Machado, mas uma orientação da equipe de segurança dele. De acordo com a assessoria, a medida é uma precaução devido aos assassinatos dos prefeitos petistas Antonio da Costa Santos, de Campinas, e Celso Daniel, de Santo André, na região do ABC paulista. Até ontem (25/7), os responsáveis pela utilização do novo sistema participaram de um treinamento. Quatro guardas operarão o sistema de monitoramento e, segundo a Guarda Municipal, o veículo oficial passará de um carro Ômega para um Astra.

O comandante da Guarda de Piracicaba afirma que com o GPS será mais fácil encaminhar os carros que estão mais próximos de ocorrências e também controlar o cerco aos criminosos.