O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está disponibilizando o programa Estatcart, destinado a passar para o grande público, gradativamente, os dados coletados no Censo 2000, com alto nível de detalhe. O programa, que cabe num único CD, trabalha com bases de dados de todos os municípios, que virão em CDs separados. Como o programa é compatível com planilhas do Microsoft Excel, o usuário poderá adicionar informações próprias a nossos dados, criando novos cruzamentos e chegando a diversos indicadores.

O programa trabalha com dois grandes temas: população e condições de vida e produção de bens e serviços. Numa interface não muito difícil de decodificar, o usuário escolhe o estado e em seguida o município que deseja pesquisar, visualizando o seu mapa no lado direito. Em seguida, seleciona o que quer saber (por exemplo, número de mulheres residentes em determinado município, ou setor dele) e com isso cria um cartograma – isto é, o mapa é todo colorido com diferentes tons, indicando, no caso, a maior ou menor concentração de mulheres por área.

A partir daí pode-se obter planilhas com os dados, adicionar camadas aos cartogramas e ver informações no Acrobat Reader. O software, que ocupa 70Mb de espaço em disco, foi todo desenvolvido em Delphi 5 e Map Objects. Quanto ao quesito sistema operacional, ele opera na família Windows, versões 95, 98, 2000 e XP. Segundo o IBGE, o Estatcart terá preço simbólico – apenas R$ 15 – e as bases de dados dos municípios custarão R$ 50 cada. Quem estiver interessado em adquirir o programa pode ligar para o telefone 0800-218181.