No dia 28 de agosto, será realizada uma palestra sobre a utilização de imagens de satélite e de fotografias aéreas para fins de mapeamento no auditório da SEAERJ (Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro).

O mercado mundial de sensoriamento remoto ótico de alta resolução vem sendo incrementado com o lançamento de novos satélites, que oferecem recursos de monitoramento terrestre cada vez mais avançados. A palestra fará abordagem comparativa entre os sistemas comerciais de alta resolução atualmente disponíveis, as vantagens proporcionadas por essa tecnologia, suas aplicações, limitações e perspectivas. Serão abordados os seguintes sensores orbitais: Spot V, Ikonos e QuickBird.

O evento deverá aprofundar a questão do mapeamento topográfico com a utilização de Ikonos. E como aerolevantamentos fotogramétricos continuam ocupando um espaço importante em trabalhos de mapeamento em escalas grandes, que demandam precisão métrica e posicional elevada, a palestra colocará o assunto de ortofotos digitais, introduzindo o conceito e a técnica de geração de ortofotos verdadeiras, mostrando como se pode fazer mapeamento de alta precisão a um custo acessível. A SEAERJ fica na Rua do Russel, 1, Glória, no Rio de Janeiro. Mais informações através do telefone (21) 2205-6797.