A diretoria de Ecossistemas do Ibama espera contratar até o final do ano a elaboração de 40 planos de manejo em unidades de conservação sob sua responsabilidade (incluindo revisões obrigatórias a cada cinco anos). Plano de manejo é um documento técnico contendo o zoneamento e as normas ambientais para o uso correto da área e dos respectivos recursos naturais, além da indicação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade de conservação.

As prioridades são: parques nacionais, áreas de proteção ambiental, reservas biológicas e estações ecológicas. Através de portaria o Ibama aprovou recentemente a revisão dos planos de manejo dos parques nacionais de Iguaçu/PR, do Araguaia/GO, de Bocaina/divisa SP-RJ, e de Ibajara/CE, disponíveis no Centro Nacional de Informação Ambiental (Cnia/Ibama) e na página eletrônica do Instituto: www.ibama.gov.br.

Participam do processo de elaboração de um plano de manejo todos os envolvidos: comunidade local, prefeituras e ONGs – descentralização considerada fundamental para conscientizar o máximo de pessoas sobre a importância de preservar a unidade de conservação para as futuras gerações.